Dados e Estatísticas de Cursos Superiores
 
NOTA TÉCNICA
O Portal InfoCursos (http://infocursos.pt) apresenta dados e estatísticas sobre os cursos de Licenciatura 1.º ciclo e de Mestrado Integrado ministrados em estabelecimentos de ensino superior portugueses.

No separador "Dados do curso" é apresentada informação para todos os cursos ativos e com registo válido na Direção-Geral do Ensino Superior a 31-12-2016.

No separador "Estatísticas do curso" é apresentada informação para todos os cursos que, adicionalmente, tiveram alunos inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, no ano letivo 2015/16, conforme os dados reportados à Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, pelos estabelecimentos de ensino superior, através do inquérito RAIDES. Não são apresentadas estatísticas para os cursos de ensino militar ou policial.

INDICADORES ESTATÍSTICOS SOBRE OS CURSOS

1) Formas de ingresso no curso

Mostram-se as diversas formas como ingressaram no curso os alunos inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, nos anos letivos 2014/15 e 2015/16.

No caso dos cursos que participam no Concurso Nacional de Acesso, as possibilidades de ingresso apresentadas são:
  • 1.ª opção do Concurso Nacional de Acesso;
  • 2.ª opção do Concurso Nacional de Acesso;
  • Outras opções (3.ª, 4.ª, 5.ª e 6.ª) do Concurso Nacional de Acesso, ou outras modalidades incluídas no regime geral de acesso;
  • Mudança de curso ou transferência de curso (Portaria n.º 401/2007);
  • Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (Decreto-Lei nº. 64/2006);
  • Outras formas de ingresso prevista na Lei (por exemplo: concurso especial para titulares de cursos superiores, cursos médios ou de um diploma de especialização tecnológica; titulares de matrícula e inscrição em estabelecimento e curso de ensino superior; missão diplomática portuguesa no estrangeiro; portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionáros públicos em missão oficial no estrangeiro; oficiais das forças armadas portuguesas; bolseiros dos PALOP).
No caso dos cursos que não participam no Concurso Nacional de Acesso, as possibilidades de ingresso apresentadas são:
  • Concurso Local ou Concurso Institucional;
  • Mudança de curso ou transferência de curso (Portaria n.º 401/2007);
  • Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (Decreto-Lei n.º 64/2006);
  • Outras formas de ingresso previstas na Lei.
Este indicador é apresentado apenas para os cursos que tiveram alunos inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, no ano letivo 2015/16.

Fonte: Dados reportados pelos estabelecimentos de ensino superior nos inquéritos RAIDES14 e RAIDES15.

Para mais informação sobre as diferentes formas de ingresso no Ensino Superior, consultar:

- Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro (que fixa o regime de acesso e ingresso no ensino superior), republicado pelo Decreto-Lei n.º 90/2008 , de 30 de maio, retificado pela Declaração de Retificação n.º 32-C/2008, de 16 de junho incorporando as alterações introduzidas pelos seguintes Decretos-Lei: Decreto-Lei n.º 99/99, de 30 de março, Decreto-Lei n.º 26/2003, de 7 de fevereiro, Decreto-Lei n.º 76/2004, de 27 de março , Decreto-Lei n.º 158/2004, de 30 de junho, Decreto-Lei n.º 147-A/2006, de 31 de julho, Decreto-Lei n.º 40/2007, de 20 de fevereiro, Decreto-Lei n.º 45/2007, de 23 de fevereiro;

- Portaria n.º 199-B/2016, de 7 de julho que Aprova o Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2016-2017;

- Concursos especiais de acesso (Regulamento aprovado pelo Decreto-Lei n.º 393-B/99, de 2 de outubro, Portaria n.º 854-A/99, de 4 de outubro, alterada pela Portaria nº. 1081/2001, de 5 de setembro e decreto-lei n.º 88/2006, de 23 de maio);

- Decreto-Lei n.º 40/2007, de 20 de fevereiro (Acesso especial ao curso de Medicina);

- Decreto-Lei n.º 393-B/99, de 2 de outubro (regulamenta os concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior) Alterado pelos Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março e Decreto-Lei n.º 88/2006, de 23 de maio;

- Portaria n.º 854-A/99, de 4 de outubro que Aprova o Regulamento dos concursos especiais de acesso ao ensino superior, alterada pela Portaria nº. 1081/2001, de 5 de setembro e decreto-lei n.º 88/2006, de 23 de maio;

- Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março que regulamenta as provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.


2) Percentil médio de entrada no curso

Este indicador é apresentado apenas para os cursos que participam no Concurso Nacional de Acesso (CNA).

O gráfico mostra o percentil médio (em termos de notas nas provas de ingresso) a que pertencem os alunos que entraram pelo CNA em cada par estabelecimento/curso, quando comparados com todos os outros alunos que realizaram as mesmas provas de ingresso e entraram no Ensino Superior através do CNA. É apresentada uma série de seis anos, entre 2011 e 2016.

A principal vantagem do uso do indicador percentil, em comparação com as notas nas provas, é que não depende da variação anual da dificuldade dos exames e permite uma melhor comparação (embora não perfeita) entre cursos de áreas disciplinares distintas.

A nota de um aluno situa-se no percentil 80, por exemplo, se estiver no limiar de separação entre as 80% notas mais baixas e as 20% notas mais altas na prova.

Se o curso A tem um percentil médio de 70, então os alunos que entraram para o curso A pelo Concurso Nacional de Acesso obtiveram resultados nas provas de ingresso superiores (em média) a 70% dos candidatos que realizaram as mesmas provas e entraram no Ensino Superior pelo referido concurso, e inferiores (em média) a 30% dos candidatos nas mesmas condições.

O cálculo do percentil é feito da seguinte forma. Se um aluno realizou uma prova de ingresso X, calcula-se a sua posição relativa na lista ordenada dos alunos que realizaram a mesma prova e entraram no Ensino Superior pelo CNA. Isto permite atribuir um percentil ao aluno associado à prova X. Se, para entrar no curso A, o aluno utilizou os resultados de mais do que uma prova de ingresso, faz-se a média dos percentis associados ao aluno nas várias provas que contaram para o seu ingresso no curso A. Isto permite atribuir um percentil médio ao aluno enquanto inscrito no curso A. Finalmente, o percentil médio associado ao curso A é a média dos percentis associados a todos os alunos inscritos no curso que ingressaram pelo CNA desse ano.

Fonte: Dados do Concurso Nacional de Acesso 2011-2016.


3) Situação após 1 ano dos novos inscritos

Este indicador é apresentado apenas para os cursos que tiveram alunos inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, no ano letivo 2014/15 (excluindo os alunos inscritos em programas de mobilidade internacional).

Neste apuramento consideraram-se todos os alunos inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, em 2013/14 ou em 2014/15, em cada par estabelecimento/curso, e determinou-se a situação destes alunos um ano após a sua primeira inscrição.

Classificaram-se os alunos pelas respostas possíveis:
  • Permanecem inscritos no mesmo curso;
  • Encontram-se já diplomados no curso onde estavam inscritos em 2014/15;
  • Não estão inscritos nem diplomados no mesmo curso, mas encontram-se inscritos noutro curso do mesmo estabelecimento;
  • Não estão inscritos nem diplomados no mesmo curso, nem no mesmo estabelecimento, mas encontram-se inscritos noutro curso de outro estabelecimento;
  • Não se encontram inscritos em nenhum curso do Ensino Superior nacional em 2015/16.
Não foram incluídos os alunos registados em mobilidade internacional.

Fonte: Dados reportados pelos estabelecimentos de ensino superior nos inquéritos RAIDES13, RAIDES14 e RAIDES15.


4) Distribuição de classificações finais

Este gráfico mostra a distribuição e frequência das classificações finais quantitativas dos diplomados em cada curso nos anos letivos 2013/14 e 2014/15.

A informação é apresentada apenas quando o curso em causa teve alunos diplomados no ano letivo 2014/15.

Fonte: Dados reportados pelos estabelecimentos de ensino superior nos inquéritos RAIDES14 e RAIDES15.


5) Distribuição dos alunos inscritos por sexo

Mostra-se o número e percentagem de alunos do sexo feminino e do sexo masculino entre a totalidade dos alunos inscritos nos vários anos curriculares do curso no ano letivo 2015/16 (excetuando os alunos inscritos em estágio final, trabalho de projeto e dissertação). Inclui os alunos registados em programas de mobilidade internacional.

A distribuição apresentada na barra 'Média Nacional' refere-se ao agregado de todos os alunos em Portugal inscritos em cursos que atribuem o mesmo grau. Pode portanto ser a média para Licenciaturas - 1.º Ciclo, ou pode ser a média para Mestrados Integrados, conforme o curso em causa.

Fonte: Dados reportados pelos estabelecimentos de ensino superior no inquérito RAIDES15.


6) Distribuição dos alunos inscritos por nacionalidade

Mostra-se o número e percentagem de alunos de nacionalidade portuguesa e de nacionalidade estrangeira entre a totalidade dos alunos inscritos nos vários anos curriculares do curso no ano letivo 2015/16 (excetuando os alunos inscritos em estágio final, trabalho de projeto e dissertação). Inclui os alunos registados em programas de mobilidade internacional.

A distribuição apresentada na barra 'Média Nacional' refere-se ao agregado de todos os alunos em Portugal inscritos em cursos que atribuem o mesmo grau. Pode portanto ser a média para Licenciaturas - 1.º Ciclo, ou pode ser a média para Mestrados Integrados, conforme o curso em causa.

Fonte: Dados reportados pelos estabelecimentos de ensino superior no inquérito RAIDES15.


7) Distribuição por idades dos alunos inscritos no curso

Mostra-se a distribuição e frequência das idades, à data de 31-12-2015, dos alunos inscritos nos vários anos curriculares do curso no ano letivo 2015/16 (excetuando os alunos inscritos em estágio final, trabalho de projeto e dissertação). Inclui os alunos registados em programas de mobilidade internacional.

Fonte: Dados reportados pelos estabelecimentos de ensino superior no inquérito RAIDES15.


8) Percentagem de recém-diplomados do curso que estão registados no IEFP como desempregados

Mostra-se a percentagem de recém-diplomados do curso que se encontram registados como desempregados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Esta percentagem é o rácio entre o número de recém-diplomados do curso que se encontram registados como desempregados no IEFP e o número total de recém-diplomados do curso. Por recém-diplomado, entende-se um estudante diplomado do curso no período de referência 2011/12 - 2014/15. O número de registos no IEFP considerado no referido rácio é a média entre os registo à data de 30-06-2016 e à data de 31-12-2016.

No caso dos estabelecimentos de ensino superior públicos tutelados exclusivamente pelo MCTES (com exceção da Universidade Aberta), as taxas de desemprego registado do curso, da área de educação e formação, e do agregado nacional, são calculadas pela Direção-Geral do Ensino Superior, tendo em conta os cursos precedentes, conforme o descrito no Despacho de 20 de abril de 2015 do Secretário de Estado do Ensino Superior.

Para os cursos dos restantes estabelecimentos de ensino superior, as taxas de desemprego registado são calculadas pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Fonte: Dados de desemprego registado reportados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Dados de diplomados reportados pelos estabelecimentos de ensino superior através do inquérito RAIDES.



INDICADORES ESTATÍSTICOS NACIONAIS

Os indicadores estatísticos apresentados no separador "Estatísticas Nacionais" são calculados pelos mesmos métodos, e utilizando dados das mesmas fontes, que os indicadores estatísticos dos cursos.

Para os indicadores 1, 5, 6 e 7, os dados nacionais apresentados resultam da agregação por nível de formação (Licenciatura - 1.º ciclo ou, em alternativa, Mestrado Integrado) e por subsistema de ensino (público ou, em alternativa, privado) dos números de todos os cursos que tiveram alunos inscritos no ano letivo 2015/16.

Para o indicador 4, os dados nacionais apresentados resultam da agregação por nível de formação (Licenciatura - 1.º Ciclo ou, em alternativa, Mestrado Integrado) e por subsistema de ensino (público ou, em alternativa, privado) dos números de todos os cursos que tiveram alunos diplomados no ano letivo 2014/15.

Para o indicador 3, os dados nacionais apresentados resultam da agregação por nível de formação (Licenciatura - 1.º ciclo ou, em alternativa, Mestrado Integrado) e por subsistema de ensino (público ou, em alternativa, privado) dos números de todos os cursos que tiveram alunos inscritos no 1.º ano, pela 1ª. vez, no ano letivo 2014/15 (excluindo os alunos inscritos em programas de mobilidade internacional).

Para o indicador 8, os dados nacionais apresentados resulta da agregação por subsistema de ensino (público ou, em alternativa, privado) dos números de desempregados e diplomados de todos os cursos de Licenciatura - 1.º Ciclo e de Mestrado Integrado com registo válido a 31-12-2016.



DGEEC - junho de 2017.
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